Comunicação é um dos fatores mais relevantes para
desenvolvimento humano e um excelente termômetro de sucesso nas relações
pessoais e profissionais.
E como sei que há muitas dificuldades de expressão verbal de bom grupo de pessoas (no tocante em falar em público), reunir alguma dicas eficientes, principalmente para galera que estar chegando agora numa Universidade, e tem imensa dificuldade com apresentação de trabalhos e seminários. #ficaadica
Segue algumas dicas para garantir uma boa oratória e
organizar sua apresentação:
ANTES É PRECISO LEVAR EM
CONSIDERAÇÃO
1. Qual é o tema?
2. Qual é a finalidade desta apresentação?
3. A quem se destina (idade, sexo, educação)?
4. Quantos serão?
5. O que eles sabem sobre o assunto?
6. Por que eles estão aqui? Como chegaram até
você?
7. Onde devo ficar? Será que todos me ouvem e
enxergam?
8. O que eles precisam? O que eu preciso?
9. Que necessidades específicas eu devo tratar?
10. O que os ouvintes esperam aprender ou ouvir
de mim?
11. Quanto tempo dura a exposição?
12. Com que recursos conto?
A IMAGEM DO APRESENTADOR
A imagem que o apresentador transmite para a plateia é
constituída por meio de elementos da comunicação verbal e não verbal, como
vocabulário, tom de voz, postura, gestos, olhar. Veja abaixo os perfis mais
comuns de apresentadores, as características de linguagem de cada um deles e a
impressão que passam para o público:
AGRESSIVO
Voz
Tom alto, arrogante, insolente, autoritário,
superior.
Postura
Linguagem corporal intimidativa.
Nervoso, rígido, firme, impaciente.
Olhar fixo no outro, mãos na cintura, batidas
de pé, dedos em riste.
PASSIVO
Voz
Tom baixo, manso, tímido, voz trêmula,
ansioso, angustiado e inseguro.
Postura
Linguagem corporal de submissão.
Ombros caídos, vergado, mostrando
insignificância.
Olhar baixo, mãos no bolsos.
ASSERTIVO
Voz
Tom firme, seguro, confiante, modulado, relaxado e calmo.
Postura
Linguagem corporal descontraída e relaxada
com movimentos abertos.
Postura natural, bem posicionada,
autoconfiante, corpo ereto.
Olhar firme e bem distribuído.
Muitas
pessoas acreditam que se memorizarem suas apresentações, palavra por palavra,
irão obter melhor desempenho diante da plateia. Porém, essa estratégia não é
eficaz.
COMUNICAÇÃO CONGRUENTE
Ao decorar a apresentação, o orador fica
preso a determinadas palavras ou expressões, e quando uma delas não lhe vêm à
mente, o orador se sente inseguro, “perdido” e nervoso. Essa situação
desagradável pode desestabilizar o apresentador, ou até mesmo impedi-lo de
prosseguir.
Uma boa maneira de se preparar para uma apresentação é ensaiar várias
vezes, usando palavras diferentes, sem perder a ideia central. O uso de um
roteiro é uma estratégia ótima. Repita a mensagem, a partir do roteiro,
discorra sobre ela até que cada assunto seja totalmente explorado, pois isso
irá garantir um leque de possibilidades. Assim, se por acaso você se esquecer
de uma palavra, você conseguirá lançar mão de outras.
A
comunicação congruente é aquela em que corpo, voz e fala transmitem a mesma
ideia. Para se comunicar dessa forma, o apresentador deve tomar alguns cuidados
e evitar as seguintes barreiras:
1-
Barreiras corporais
Gestos inadequados como: colocar a mão no
bolso, passar a mão no cabelo, ajeitar o punho da camisa, coçar o nariz,
manipular objetos que não estão no contexto (como por exemplo apertar canetas
ou dobrar papéis).
2-
Barreiras verbais
Vícios de linguagem como: “né”, “tá”,
“então”, “ã”. Vocabulário inadequado com palavras de baixo calão, uso de gírias
e termos técnicos que não são de conhecimento da platéia.
Ironicamente, na maioria das vezes, essas barreiras são imperceptíveis
ao apresentador. Assim, o treino diante do espelho e a filmagem da apresentação
se tornam estratégias válidas para melhorar o desempenho do orador.
COMO
LIDAR COM PARTICIPANTES DIFÍCEIS?
Durante as
apresentações, muitas vezes, o orador se depara com participantes hostis.
Como lidar com essas pessoas?
·
Mantenha-se calmo, procure agir com cautela, sem
demonstrar reações emocionais impetuosas. Os receptores valorizam o emissor
quando percebem que este os respeita, compreende, demonstra sinceridade e senso
de justiça, sem perder o controle, evite mostrar-se superior aos demais; mantenha
postura serena. É importante focar a tenção nas palavras que serão utilizadas
e demonstrar firmeza, a fim de transmitir credibilidade ao grupo.
A IMPORTÂNCIA DO OLHAR
NAS APRESENTAÇÕES
·
Um dos aspectos não verbais essenciais
durante uma apresentação em público é o contato visual com os receptores.
·
Olhar para cima, para baixo, “para o
horizonte” ou para a tela pode transmitir uma imagem de nervosismo, insegurança
ou até mesmo de desconhecimento do assunto. Olhar fixamente para somente uma
pessoa pode causar constrangimentos.
·
O ideal é distribuir o olhar igualmente
entre todos os participantes, de forma natural e interativa. Assim, além de
chamar e manter a atenção das pessoas, o apresentador consegue verificar a
reação da plateia e obter um feedback sobre
o andamento da apresentação.
·
Portanto, durante a apresentação, procure
visualizar todos os presentes. Pergunte-se sempre: “Consigo ver a plateia?”
HÁBITOS PREJUDICIAIS
PARA VOZ
Alguns
hábitos são prejudiciais para a voz e devem ser evitados, principalmente nas
situações em que as pessoas precisam falar por tempo prolongado, como durante
uma apresentação em público.
Saiba o que deve ser evitado para manter a
voz saudável:
- Ambientes com ar condicionado;
- Bebidas muito quentes ou muito frias;
- Mudanças bruscas de temperatura;
- Bebidas e alimentos derivados de leite;
- Pigarros;
- Bebidas alcoólicas;
- Pastilhas mentoladas;
- Cigarro;
- Gritos.
Se tomarmos esses cuidados no dia a dia, evitaremos esforço vocal e
rouquidão.
COMO
ELABORAR UMA APRESENTAÇÃO DE IMPACTO?
Para elaborar uma
boa apresentação é preciso um planejamento criterioso, que vai desde a escolha
do tema até a exposição do conteúdo para o público.
Durante esse processo, alguns cuidados devem ser
tomados:
1.
Seleção das ideias
Faça um brainstorming sobre o tema e depois selecione as principais ideias, colocando-as em uma ordem lógica, permitindo uma boa transição entre elas.
Faça um brainstorming sobre o tema e depois selecione as principais ideias, colocando-as em uma ordem lógica, permitindo uma boa transição entre elas.
2.
Elaboração do
conteúdo teórico
Prepare o que irá falar em cada momento, priorizando as ideias centrais. Seja claro, conciso, e ordene as ideias. Faça uma boa introdução e uma boa conclusão.
Prepare o que irá falar em cada momento, priorizando as ideias centrais. Seja claro, conciso, e ordene as ideias. Faça uma boa introdução e uma boa conclusão.
3.
Seleção do
conteúdo visual
Escolha as ferramentas e recursos que serão utilizados, como por exemplo: Power Point, Prezi, KeyNote, Flip-Chart. Lembre-se de que as informações são melhor absorvidas quando transmitidas verbalmente e visualmente.
Escolha as ferramentas e recursos que serão utilizados, como por exemplo: Power Point, Prezi, KeyNote, Flip-Chart. Lembre-se de que as informações são melhor absorvidas quando transmitidas verbalmente e visualmente.
4.
Performance do
Apresentador
Ensaie diversas vezes para adquirir segurança, considerando a comunicação verbal e não verbal: linguagem, postura, gestualização, distribuição do olhar. Cronometre seu tempo.
Ensaie diversas vezes para adquirir segurança, considerando a comunicação verbal e não verbal: linguagem, postura, gestualização, distribuição do olhar. Cronometre seu tempo.
O final tem de
constituir o compêndio do que foi dito incluindo, na maioria dos casos, os
seguintes elementos:
1.
Faça um
breve resumo do conteúdo principal do discurso.
2.
Faça um apelo à
ação.
3.
Faça um
agradecimento sincero.
4.
Conte uma história
interessante, bem humorada e adequada ao tema.
5.
Faça uma boa
citação.
6.
Arranje uma frase
de efeito.
7.
Esclareça as
dúvidas da platéia
8.
Não diga: “Por
hoje é só” ou “Era isso que eu queria dizer”. Despeça-se dizendo “Muito
obrigado pela atenção e boa tarde a todos” ou algo na mesma linha
O interesse esfria
e congela-se, quando o orador não sabe como terminar, ou termina de qualquer
jeito. Todo o discurso precisa de um clímax e você deve prepará-lo com o mesmo
cuidado com que procura as primeiras palavras. A primeira impressão é a que
vale, mas é a última impressão a que fica.
Fonte de pesquisa: http://www.falarempublico.com.br
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