Um bom atendimento é essencial para manter a
satisfação e a fidelidade do cliente. Veja um roteiro a ser usado no comércio.
ATENDA DE FORMA CORTÊS
Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu
comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar
impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. O tratamento “senhor” ou
“senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o autorize
a chamá-lo por “você”.
SEJA ACOLHEDOR
Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo
de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o
cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo
corretamente.
ATENDA DE IMEDIATO
Nunca deixe uma pessoa esperando,
principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto
que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade.
Há pessoas que aguardam por dois minutos, e depois são capazes de dizer que
esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a
pessoa aguarda com mais calma.
Exemplo: uma cliente aguarda o atendimento do caixa, enquanto este está
procurando o bloco de notas para usá-lo. Neste caso, é bem mais simpático que o
caixa olhe para a pessoa e diga: “um momentinho, já vou atendê-la”, em vez de
nada dizer. Assim, ela fica ciente de que já foi vista e não se sente
rejeitada.
TENHA BOA VONTADE EM AJUDAR
Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não
só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se
restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa.
É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
TRATE COM ATENÇÃO
Faça com que ele se sinta bem-vindo. Trate-o como
alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação,
mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
SEJA ÁGIL
O tempo é um fator importante na hora do
atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o
mais rápido possível. Porém, cuidado para não passar a impressão de que você
deseja se ver livre dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!
PRESTE ORIENTAÇÃO
SEGURA
Muitas vezes o cliente fica inibido diante do
funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e lhe preste um atendimento
eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada. Iniciar o
contato com uma expressão do tipo “em que posso servi-lo, senhor?”, é sempre
bem aceita.
EVITE TERMOS TÉCNICOS E
PALAVRA DIFÍCIL
Se você conhece a terminologia técnica dos produtos
que lida, deve abster-se de usá-los quando se dirigir aos clientes, sob o
pretexto de confundi-los. Isso poderia causar incompreensão e constrangimento
ao consumidor. Abreviações e siglas também devem ser evitadas.
O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara.
É importante que tenha paciência caso a pessoa queira uma informação. Se isso
acontecer, repita-a quantas vezes forem necessárias. As pessoas não são
culpadas por deixar de entender determinada expressão.
NÃO DER ORDEM
Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente.
Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor tem de assinar aqui”. Uma expressão
cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta
linha?”.
EVITE EXPRESSÕES NEGATIVAS
Expressões negativas
tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”,
“está errado”, “não deve”.
SEJA SINCERO
Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é
extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma
falha, a passar ao cliente a impressão de que esconde informações ou omite
problemas.
ATENÇÃO AS RECLAMAÇÕES
Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou
sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
SEJA SIMPÁTICO
Lembre-se de que sua imagem corresponde à da
empresa. Cuide de sua aparência e vestuário, para que esteja sempre
apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado, e do seu material de trabalho,
mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.
SEJA EMPÁTICO
Se coloque no lugar do outro para poder entender e
trata-lo da melhor forma, fidelizar o freguês é tarefa continua, a forma que o
cliente é tratado é 50% de garantia de boas vendas.
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