É impossível entender uma pessoa se você não estiver atento ao que ela está lhe dizendo. No caso não basta ouvir o que ela está a falar, se faz necessário observar também a linguagem corporal dessa pessoa, suas expressões faciais e escolhas de palavras, respiração gestos, etc. Pare de pensar em si mesmo, nos seus problemas e olhar para o seu umbigo e mantenha a sua atenção ao outro. Não faça silêncio apenas para aguardar a sua vez de falar, fique atento ao que está sendo dito.
EMPATIA: A capacidade de entender o que outro está sentindo. E sentir a emoção que outro está sentindo.
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.Mahatma Gandhi
Incentive-a se soltar e a falar mais: é possível fazer isso demonstrando interesse pelo que ela está falando. Descruze braços e pernas (isso pode passar a ideia de resistência), arqueie o corpo levemente em direção ao seu interlocutor, fale coisas para ele que incentivem continuar o relato (continue, interessante, hum-ham, etc.)
COLOQUE EM PRÁTICA AS SEGUINTES DICAS:
1. Escute com atenção, esqueça de você e absorva a história da pessoa;
2. Não critique o ponto de vista da outra pessoa;
3. Coloque-se no lugar da pessoa;
4. Mostre que você se importa;
5. Esteja aberto a aprender
6. Saia da rotina expanda seu universo;
7. Sinta empatia por alguém que você não gosta
8. Respeite e trate as pessoas como gostaria de ser tratada.
Outra dica interessante é não julgar, coisa bem difícil já que fomos criados numa sociedade tão hipócrita e seletiva. Segue a dica vale o esforço.
Suspenda o julgamento
Outra coisa que dificulta muito o surgimento da empatia é ficar colocando as suas opiniões e valores sobre o relato daquele que está conversando com você. Se durante a conversa ficar pensando coisas do tipo: “que absurdo!” “como ele pode fazer uma coisa dessas?”, “ que falsa...”, não irá conseguir o contato necessário para desenvolver empatia.
A razão pela qual é necessário suspender o julgamento para se compreender ao outro é que em caso contrário as únicas coisas que sente são suas próprias emoções e opiniões. Sendo assim o indivíduo está querendo lhe transmitir uma ideia e você entende outra. Exemplificando: a pessoa está tentando lhe explicar algo que deu errado no seu projeto e você entende que isso é uma crítica, não são as palavras delas e sim os seus pensamentos que trazem isso.
A suspensão do julgamento também coopera com o fim de conflitos.
Lembre-se: suspender o julgamento não significa dar razão para outro ou admitir que se esteja errado sem estar, significa simplesmente impedir que seus valores internos te impeçam de enxergar a realidade tal qual ela realmente é.
Fale de maneira empática
A fala empática, como o nome sugere, consiste em se comunicar de modo que o outro perceba que você está conseguindo entender o que ele deseja transmitir. È possível notar a mudança no estado de Diga coisas do tipo:
• Eu sei como você está se sentindo
• Eu te entendo
• Deve ter sido bem difícil isso
Expresse em palavras as emoções que você captou no outro individuo:
• Isso te deixou muito triste não é mesmo?
• Ficou irritada não?
• Você falou o que queria não é?
Não importa se você errar, o importante é tentar compreender, o sujeito que estiver falando com você vai te corrigir: “na verdade eu fiquei com medo” (exemplo) e continuará falando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário